Cá se fazem, cá se compram!

Com o intuito de criar um novo estado de espírito na sociedade portuguesa através da valorização da produção nacional, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) apresenta hoje o projecto “Compro o que é nosso”. Centrado na intervenção integrada ao nível da valorização da oferta e da comunicação com os consumidores, o projecto estará em vigor ao longo do ano de 2007 e corresponde a um investimento de 2,1 milhões de euros.
São identificados seis objectivos específicos, numa óptica de oferta e procura. Em primeiro lugar, pretende-se mobilizar os empresários portugueses para serem mais competitivos em preço, qualidade e inovação. Além disso, o projecto “Compro o que é nosso” quer contribuir para o desenvolvimento sustentado das empresas, para a criação de emprego e para o reforço da internacionalização. Outro dos objectivos deste programa é mobilizar os trabalhadores para produzirem com brio e, simultaneamente, terem orgulho no tecido empresarial português.
Este projecto, que se destina aos empresários, trabalhadores e consumidores, pretende levar este último público-alvo a preferir produtos e marcas que gerem valor acrescentado para Portugal. Para isso, irá sensibilizar-se os consumidores para os benefícios económicos e sociais que tal comportamento trará para o País, sobretudo ao nível do aumento do produto interno bruto, redução do desemprego e equilíbrio da balança comercial, entre outros factores.
Produzir com qualidade, preço acessível, design, inovação e variedade são alguns dos objectivos a que, no entender do programa da AEP, os empresários se devem propor. Por seu turno, os trabalhadores devem “trabalhar melhor e com mais entusiasmo”. Até porque, defendem os autores do projecto, os empresários só podem produzir melhor se os trabalhadores se encontrarem empenhados e motivados.
A campanha publicitária do projecto “Compro o que é nosso” arranca na televisão, rádio, imprensa, outdoors, autocarros e Internet em Janeiro de 2007 e deverá durar o ano inteiro. Já a campanha de merchandising terá especial incidência na Páscoa e no Natal, períodos que são, por natureza, de maior consumo.
O projecto terá como imagem de marca um logótipo em que se destaca a letra P, normalmente utilizada como abreviatura de Portugal. Destaque ainda para um fundo vermelho, em forma de gota, que pretende ilustrar o “esforço ‘gota a gota’ para a recuperação plena da economia nacional”.
As empresas terão de se candidatar ao projecto e só depois de aceites é que os seus produtos poderão ostentar este logótipo. Os critérios de selecção são vários, nomeadamente o cumprimento das regras laborais, sociais e ambientais.
“Pela primeira vez temos um projecto integrado que actua em simultâneo junto dos empresários, valorizando a oferta, e dos consumidores, sensibilizando-os para o que se está a fazer na indústria e para as vantagens de consumir português”, afirmou ao DN Paulo Nunes de Almeida, administrador da AEP responsável pelo projecto. E acrescenta: “Acreditamos que a ligação entre estas duas vertentes será a razão de sucesso do programa, com os consequentes efeitos macroeconómicos a nível do produto, do emprego e da balança comercial”.

Fonte: Diário de Notícias
Data: 03-10-2006
Autor: Hélder Robalo e Ilidia Ointo
Tema: Sociedade

~ por Rogério Silveira em Terça-feira 3 Outubro, 2006.

2 Respostas to “Cá se fazem, cá se compram!”

  1. Since when was anything “nosso”?

    And what is “nosso” anyway? Nosso Europeio? Nosso Português? Nosso Lusofono?

  2. Espero que este projecto entre de vez na mentalidade portuguesa… ja tinha saudades do “o que é nacional é bom”, mas este novo slogan não deixa nada a desejar.

    Estamos a precisar de animo para acabar com esta miséria.

    Embora ache que este investimento de 2,1milhões de euros seja pouco, se for bem aproveitado e não guardado ao abrigo dos bolsos dos interesses, talvez consiga dar um pouco mais de sol à carteira nacional e o investimento seja mais explicito.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: