Pinus pinae

A ÁRVORE

Uma árvore é uma planta lenhosa de grande porte (com uma altura mínima de 6 m quando for crescida). Existem muitos tipos de árvores, consoante as formas das suas copas, folhas, flores, frutos e tipo de madeira. As árvores são constituídas por raiz, caule lenhoso do tipo tronco, ramos bem acima do chão e folhas.
Árvore educativa

A raiz é o órgão da planta que normalmente se encontra debaixo do chão. Tem duas funções principais: prender a árvore ao chão e absorver água e alimentos para manter viva a árvore. As raízes são ao mesmo tempo os pés e a boca das árvores. Há árvores especiais que têm raízes aéreas (para comerem mais).

O caule é a parte da árvore que suporta as folhas, flores e frutos e transporta o alimento das raízes para os ramos e folhas (é por isso que se chama o tronco – tu também tens um tronco, de onde saem a tua cabeça, as tuas pernas e braços e que inclui a tua barriga, peito e costas).

Os ramos são troncos mais pequenos que saem do caule e que suportam as folhas, flores e frutos das árvores (são os seus braços, que elas estendem para apanhar a luz do sol).

As folhas são a parte das árvores que se especializou em apanhar a luz do sol e é pelas folhas que as árvores “respiram”. São as folhas que, com a ajuda do sol, e dos “alimentos” e água apanhados pelas raízes e transportados ao longo do tronco e ramos, preparam a comidinha das árvores. Têm uma função muito importante as folhas: são elas que produzem o oxigénio, isto é, o ar que respiramos. Passam a vida a tomar banhos de sol, mas sem o seu trabalho não haveria vida na Terra. As folhas das árvores e plantas têm muitas formas (pede aos teus pais para fazerem um herbário contigo – um herbário é uma colecção de folhas e flores).

As flores são a parte das plantas onde se encontram os seus órgãos sexuais. São as flores que permitem às árvores ter filhotes. Depois da fertilização (os insectos e o vento são muito importantes para a “gravidez” das árvores) a flor transforma-se num fruto.Os frutos servem para proteger as sementes (e para nós comermos!) enquanto estas ficam prontas para dar origem a novas plantas da mesma espécie. Os caroços da fruta que costumas comer são sementes!

Algumas árvores vivem milhares de anos e podem chegar a 100 m de altura.

Um pequeno grupo de árvores crescendo juntas forma um bosque, e um ecossistema complexo formado por várias espécies de árvores e outros vegetais é uma floresta. As árvores, bosques e florestas são muito importantes: dão-nos o ar que respiramos, alimentos, madeira, cortiça, perfumes, medicamentos, sombra para descansarmos, protegem a terra e a água e abrigam e alimentam muitas espécies de animais. Por isso não te esqueças, deves ser sempre amigo das árvores e das florestas.
 

O Pinheiro Manso (gosta que lhe chamem Pinus pinea, o vaidoso)

Pinheiro manso

A tua árvore é um pinheiro manso, uma espécie de árvore conífera (porque dá pinhas que têm o formato de cones, como os chapéus que se usam nas festas de anos!

O Pinheiro-Manso (Pinus pinea) é uma espécie de pinheiro originária da Europa e Mediterrâneo, a que pertence Portugal, o teu país.O tronco do teu pinheiro, quando ele for crescido, terá uma casca grossa e escamosa (será a sua pele ou a barba?). Barba não pode ser: os pinheiros são como as pessoas são meninos ou meninas e os pinheiros mansos são todos meninas – então porque não dizemos antes as pinheiras mansas?

As folhas do teu Pinheiro Manso são do tipo acicular, em forma de agulha (será que gostam de tricotar?). As folhas dos pinheiros (as agulhas) são boas para livrar o jardim das ervas daninhas (que mal fizeram elas?).

As flores do teu pinheiro são as pinhas e as sementes são os pinhões, e são muito bons para comer, crus ou cozinhados (a pinha dá pinhões para a barriga do Camões?). Os pinheiros vivem muitos anos e produzem resina – uma espécie de cola peganhenta que os protegem dos insectos ou fungos que os podem fazer adoecer (evita sujar-te de resina, custa a sair da pele e da roupa e deixa os papás furiosos!). Como o pinheiro cresce depressa e a sua madeira é leve é uma árvore muito importante para a produção de móveis e de papel. (pede aos teus pais para te mostrarem móveis feitos de pinho – é assim que se chama à madeira dos pinheiros).Os pinhais (chamam-se assim os bosques e florestas de pinheiros) são muito ameaçados pelo fogo e pelos incêndios, por causa da camada de folhas secas que se acumulam no chão (terão queda de cabelo os pinheiros?) e porque a resina arde muito depressa (mais valia que a usassem como gel para segurar o cabelo!). Por isso tens de ter muito cuidado quando fizeres um piquenique num pinhal, não deves fazer fogueiras nem deixar lixo espalhado!Os pinheiros são usadas como árvores de Natal (mas deves comprar um artificial, de plástico) e as suas pinhas e ramos são muito usados para enfeitar as casas no Natal (reparaste nisso!). Para além disso são muito usados em parques e jardins, porque são muito bonitos, dão boas sombras e perfumam o ar.

Existem pinheiros anões, mas o teu não é, prometo, por isso se tratares bem dele crescerá contigo!

Não esqueçam, é já amanhã de manhã o evento e só temos 25 árvores disponíveis!

~ por Rogério Silveira em Sexta-feira 23 Março, 2007.

2 Respostas to “Pinus pinae”

  1. Parabéns pelo blog!

    Muito interessante!

    Minha espsa adorou!

    http://www.casasbahia.org

  2. amei esse site pois tem como eu me emformar mis sobre as plantas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: