7 Maravilhas de Setúbal

Para quem anda céptico relativamente ao encanto de Setúbal, eis uma demostração do que de melhor a cidade tem para oferecer.
O “Setúbal – Guia de Eventos”, está a romover, até ao dia 8 de Junho, a votação das “7 Maravilhas de Setúbal”.
Numa associação às votações que decorrem a nível mundial e nacional, propõe-se a divulgação dos valores culturais e patrimoniais do concelho.
Pode-se votar em 21 candidatos pré-seleccionados ou, se se preferir, indicar uma opção que não conste dessa listagem. A pré-selecção é eclética (e questionável), incluido tanto obra construída como valores naturais do concelho, sendo escassas as referências a maravilhas de Setúbal cidade, o que atesta bem a forma como sucessivas gerações da população local e poder político têm gerido o património (outrora existente) da cidade:

1. Arrábida

Candidata a Património Mundial Natural da Humanidade, possui grande valor geológico, botânico e zoológico. Simbiose entre o verde da serra e o azul das águas que banham as praias, num clima mediterrânico.

Votar »»»

2. Baía de Setúbal

Enquadrada pelo estuário do Sado, pela serra da Arrábida e pela península de Tróia, integra o Clube das Mais Belas Baías do Mundo. Nas suas águas vive uma comunidade de golfinhos (roaz-corvineiro).

Votar »»»

3. Casa das Quatro Cabeças

Segundo a lenda, foi a partir desta casa que se pretendeu matar o rei D. João II, quando caminhava na Procissão do Corpo de Deus. Na fachada estão os bustos do monarca e dos três criminosos.

Votar »»»

4. Casa do Corpo Santo

Referência do Barroco em Setúbal, inclui um troço trecentista da muralha. Foi aqui que se instalou a Confraria do Corpo Santo, importante congregação de navegantes, armadores e pescadores.

Votar »»»

5. Convento da Arrábida

Mosteiro fundado no séc. XVI por frades franciscanos com 40 minúsculas celas, pequeno refeitório, cozinha, biblioteca e igreja. Hoje, propriedade da Fundação Oriente, é palco de seminários.

Votar »»»

6. Convento de Jesus

Monumento Nacional e Património Europeu, fundado em 1490, é um marco do Manuelino. A capela-mor tem um retábulo de pintura, considerado um dos mais valiosos conjuntos do Renascimento no País.

Votar »»»

7. Cruz das Vendas

Monumento Nacional, de 1474, cuja construção está atribuída a Vasco Queimado Villalobos, tendo sido posteriormente inserida na capela setecentista das Necessidades, Vendas de Azeitão.

Votar »»»

8. Escola Superior de Educação

Da autoria do arquitecto Siza Vieira, foi inaugurada em 1993, vencendo, nesse ano, o Prémio Nacional de Arquitectura. É considerado um dos projectos mais relevantes da arquitectura escolar europeia.

Votar »»»

9. Fonte dos Pasmados

Localizada em Vila Nogueira, foi projectada seguindo regras de um Barroco tardio, entre os anos de 1764 e 1777. Diz a lenda que quem beber desta água ficará para sempre ligado a Azeitão.

Votar »»»

10. Fortaleza de S. Filipe

A construção deste Monumento Nacional começou antes do domínio filipino, mas foi Filipe II de Espanha que ordenou, em 1582, a ampliação e conclusão. Adquiriu a forma de uma estrela irregular de seis pontas.

Votar »»»

11. Igreja de Santa Maria

Fundada no séc. XIII, a actual Sé é uma reconstrução do Alto Renascimento com uma imponente fachada maneirista. No interior, possui colunas com frescos, talha e azulejos dos séculos XVII e XVIII.

Votar »»»

12. Igreja de S. Sebastião

Antiga igreja do Convento de S. Domingos, com estilo Rococó em transição para o Neoclássico – finais do séc. XVIII, início de XIX -, época da sua reconstrução. Possui um órgão de tubos.

Votar »»»

13. Miradouro de S. Sebastião

Uma janela para o Sado. A estrutura está instalada em pleno Bairro das Fontainhas, cuja primeira aglomeração remonta ao século XVI, tendo-se desenvolvido nos dois séculos seguintes.

Votar »»»

14. Moinho de Maré da Mourisca

Situado na herdade da Mourisca, propriedade do Instituto da Conservação da Natureza, foi construído em 1601. Está integrado no perímetro da Reserva Natural do Estuário do Sado.

Votar »»»

15. Palácio da Bacalhoa

Monumento Nacional, edificado a partir de 1528, é considerado um marco inicial da arquitectura Renascentista. Manteve pormenores de um edifício anterior, com torres circulares com cúpulas de gomos.

Votar »»»

16. Palácio Duques de Aveiro

Construído no início do século XVI, foi um dos primeiros edifícios da Renascença a serem erguidos em Portugal. Este palácio domina o amplo largo do Rossio de Azeitão, em Vila Nogueira.

Votar »»»

17. Palácio Fryxell

Foi um Colégio Jesuíta, fundado em 1655, albergou as Freiras Bernardas de Lisboa e, no século XIX, seria adaptado a residência burguesa. Hoje é sede da presidência do Instituto Politécnico de Setúbal.

Votar »»»

18. Pedra Furada

Muitas lendas e histórias estão associadas a este geomonumento integrado num dos pólos do Museu Nacional de História Natural. É considerada uma raridade em termos mundiais.

Votar »»»

19. Porta do Sol

Uma das entradas para o Centro Histórico que subsistem da muralha medieval, construída no século XIV para protecção contra ataques de piratas norte-africanos. Também conhecida por Porta da Moura Encantada.

Votar »»»

20. Praça de Bocage

Ponto de referência da cidade. Aqui se encontra a estátua de Bocage, inaugurada em 21 de Dezembro de 1871, o edifício dos Paços do Concelho, a Casa do Corpo da Guarda e a Igreja de S. Julião.

Votar »»»

21. Quinta das Torres

O lago e o arvoredo recriam um ambiente idílico, inserido num espaço que remonta ao ano de 1560. No edifício destaca-se um conjunto de azulejos em majólica com cenas da Eneida.

Votar »»»

Os resultados serão divulgados em Julho.
Se ainda não votou, pode fazê-lo através de http://www.mun-setubal.pt/inqueritos/defaultmaravilhas.asp 

~ por Rogério Silveira em Sexta-feira 18 Maio, 2007.

4 Respostas to “7 Maravilhas de Setúbal”

  1. Fab!

  2. vou apanhar os creminosos.

  3. Setubal é de facto uma cidade linda e com muito potencial.
    É pena não se aproveitar toda a beleza e capacidade que tem.
    http://setubalnet.blogspot.com

  4. ola tb eu sou a catarina

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: