MicoGrower – Produção doméstica de cogumelos comestíveis

Em primeira mão, o anúncio da chegada da mais recente novidade lusa (pois é, a história da sino-ibéria era mentirinha do primeiro de Abril – ainda que às vezes me apeteça): o MicoGrower (14€). Face à necessidade de encomendar uma quantidade mínima de Kits, estamos a aceitar encomendas da novidade, prevendo-se a chegada da primeira remessa para o final da segunda semana de Abril. As crianças lá de casa vão delirar e passar a comer cogumelos sem franzir o sobrolho.

mico.jpg

O Kit de produção doméstica é apresentado sob as vantagens de: permitir observar o processo de crescimento e formação de cogumelos, por permitir a produção e consumo de cogumelos orgânicos, frescos, saborosos e de elevada qualidade, por serem um produto saudável (nutricionais e terapêuticos), por combaterem a hipertensão e o colesterol (desde que não cozinhados com natas), por estimularem o sistema imunológico…

A espécie cultivada é Pleurotus Ostreatus.

O KIT apresenta-se pronto a produzir, no seu interior encontra-se um substrato já inoculado de elevada qualidade, que apenas necessita de alguns cuidados especiais relacionados com as condições climatéricas, que variam, de acordo com a estação do ano, ou seja, no Inverno deve-se escolher um local quente e no Verão um local fresco. 

Para a produção de cogumelos apenas é necessário efectuar duas aberturas laterais nos locais indicados em forma de cruz, para permitir a saída dos cogumelos. 22 a 30 dias após a inoculação, surgem os primeiros primórdios (pequenos pontos brancos, que vão originar os cogumelos), que ao fim de 6 dias estão prontos para a colheita.

Cada saco produz em média 750— 1Kg de cogumelos, distribuídos por três frutificações. Após cada frutificação, o fungo entra em “descanso” durante duas ou três semanas, até iniciar a frutificação seguinte, com o aparecimento de novos primórdios.

Os cogumelos devem ser cortados pela base, com uma faca limpa. O chapéu tem um diâmetro que varia de 4 a 8 cm e deve ser colhido ainda com a margem enrolada para dentro.

mico2.jpg

~ por Rogério Silveira em Quarta-feira 2 Abril, 2008.

13 Respostas to “MicoGrower – Produção doméstica de cogumelos comestíveis”

  1. Já provei. Não é mau de todo. Um beijo grande

  2. Olá Teresa,
    Não é mau de todo? Isso é porque não fui eu que os preparei: salteados em azeite aromatizado de tomilho e alho, a acompanhar um risotto de pomodori secchi, regados com o Rosé da Casa Ermelinda. Beijo.

  3. Fantástico!
    Acho que quero um pacotinho destes!!
    Um chega?🙂

  4. Um dá cerca de 1kg de fungos, em três colheitas. Por isso diria que sim, a não ser que queiras ter convidados aquando da colheita ou presentear alguém…Abraço.

  5. hum! que delicia!! adoro pleurotus!

  6. gostaria de saber como posso comprar os kits e quando custa cada um e se acompanha um manual , por favor me respondam por e-mail obrigado estou muito interessado – sou de Niteroi RJ 02127191851

  7. Boa tarde. Vi o programa da RTP a falar deste produto,mas não indicaram onde se podia adquirir.Se possivel gostaria de saber onde se podem comprar.

    Obrigada
    Marilia

  8. Existem vários locais onde se pode adquirir.
    Um dos quais eu próprio adquiri um kit foi na jardicentro.

    http://www.loja.jardicentro.pt

  9. Gostaria de saber onde fica esta empresa e como posso chegar lá um manter contactos

  10. Olá, tem algum site onde eu possa pedir esse kit pela internet, já que estou no Brasil?

  11. ola alguém
    me diz se estes sacos estão a venda em lojas AGRO?

  12. queria comprar fungo semente0 de cogumelo como eu faço ?

  13. queria comprar uns Kit Mico Grower como fazer onde posso comprar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: