Tapada dos Ganhões

aca

As vinhas e a adega onde são produzidos os Tapadas do Barão e dos Ganhões estão localizadas no Monte dos Perdigões, uma das fazendas mais bonitas do Alentejo. Com uma visão privilegiada da Vila de Reguengos de Monsaraz, bem como sobre a pequena e histórica aldeia de Monsaraz, o Monte dos Perdigões encanta os visitantes logo no primeiro olhar.

Aqui viveu durante a parte final do século XIX e primeira metade do século XX, o grande mestre da música portuguesa, D. Luís de Freitas Branco. Posteriormente, a fazenda foi vendida ao barão holandês Shoet tot Everlo, que concebeu a adega. Já em posse da família Granadeiro, a adega foi ampliada e iniciou-se a produção dos vinhos Tapada do Barão.

Henrique Granadeiro nasceu no Alentejo e é apaixonado pela sua terra e pelos vinhos alentejanos. Fez uma brilhante carreira como executivo em grandes empresas portuguesas. Faz parte do Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida desde 1987. A sua actuação foi e é fundamental para o crescimento contínuo que a Fundação Eugénio de Almeida alcançou nestes últimos 20 anos.

Em 1997 realizou o sonho de produzir o seu próprio vinho ao adquirir a Tapada do Barão. Na sua empresa aplica os mesmos princípios de qualidade responsáveis pelo sucesso da Fundação Eugénio de Almeida.

A última fase da ampliação da adega foi concluída em Julho de 2006. Esta adega, além de estar equipada com o que há de mais moderno nas tecnologias de vinificação, impressiona pela bonita arquitectura e pela beleza dos mármores utilizados nos seus acabamentos.

ganhoes_cante


Tapada dos Ganhões 2005

Produtor: Monte dos Perdigões
D.O. / Zona: Alentejo
País: Portugal
Tipo de vinho: Tinto
Castas: Merlot , Aragonez, Castelão e Trincadeira
Estágio: Carvalho nacional
Graduação (% vol.): 13
Enólogo: Pedro Baptista
Preço: 4 €uros


Provado Por : Tiago Teles
Data da Prova: Agosto 2008
Comentário prova:

Nariz solto e fresco, aliando o toque fumado à generosidade do fruto. Boca num perfil mais simples e directo, franco e jovial. Final no fruto. Imagem de garrafa muito bonita.

Pontos(*): 14
(Uma das melhores relações qualidade/ preço que encontrámos, desde o início.)

~ por Rogério Silveira em Segunda-feira 15 Junho, 2009.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: