Queijo de Azeitão e Manteiga de Ovelha

Acabadinhos de chegar:

queijoazeitaocadernos

A origem e o segredo veio das beiras há dois séculos, 1830, pela mão de Gaspar Henriques de Paiva, que vem para Azeitão e dedica-se à agricultura. Trouxe ovelhas leiteiras e talvez por nostalgia da sua terra natal, todos os anos mandava vir um queijeiro para que o leite do seu rebanho produzisse o tão afamado Queijo Serra da Estrela, mal supondo estar a dar origem a um dos mais apreciados queijos de ovelha nacional, o Queijo de Azeitão.

O queijeiro mais tarde viria a partilhar os seus ensinamentos com as gentes da vila e do povoado vizinho, que se foi transmitindo a sucessivas gerações de queijeiros-artesãos, que deram a fama ao tão apreciado Queijo de Azeitão, felizmente ainda hoje bem presente entre nós.

Se o método de fabrico é o tradicionalmente utilizado na região da Serra da Estrela, é contudo a outra Serra que se deve a singularidade do queijo de Azeitão: a Arrábida, onde estão reunidas as condições necessárias à criação do gado ovino, que se estende por uma linha de montes e vales ao longo da península de Setúbal, apresentando, no seu conjunto, uma extraordinária exuberância de flora.

manteiga

Manteiga de soro de leite de ovelha, de cor amarela muito clara e que deve o seu sabor característico às qualidades do leite da região e ao processo de fabrico. Esta manteiga é um subproduto do fabrico do Queijo de Azeitão.

História
Devido ao processo de fabrico do Queijo de Azeitão, nomeadamente a salga do leite, o aproveitamento do soro na região sempre se fez através da produção de manteiga a partir da gordura obtida pelo desnate do soro.
Vários historiadores apontam a originalidade de tal procedimento face a outras regiões queijeiras, bem como as características únicas do produto. ao longo da história da produção do Queijo de Azeitão a manteiga de ovelha foi sempre uma constante, tendo inclusive existido um local de concentração do soro da região para produção de manteiga.

A produção de Manteiga de Ovelha está confinada à área geográfica de produção do Queijo de Azeitão – DOP.

~ por Rogério Silveira em Terça-feira 7 Julho, 2009.

2 Respostas to “Queijo de Azeitão e Manteiga de Ovelha”

  1. Bom dia!

    Eu queria saber se voce poderia dar um número de contacto do prestador de tais manteigas. Eu gostaria de testá-lo para ver se consigo incomporar ao nosso hotel.
    Graças Mucas.
    Sasaki Javier.

  2. […] Mais info aqui […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: