Novo fórum Luísa Todi?

Novo fórum Luísa Todi apresentado pela primeira vez

O projecto do novo fórum Luísa Todi foi apresentado pela primeira vez ao público. Paulo Ramos e Cidália Worm, arquitectos do atelier especializado em salas de espectáculos, Espaço, Tempo e Utopia, revelam que o fórum foi “ampliado com as proporções do volume original” e que procuraram “valorizar os elementos arquitectónicos mais relevantes e preservar a memória colectiva”. “É uma intervenção contemporânea, mas discreta”, conclui Paulo Ramos.

Com o novo projecto, a entrada do fórum vai passar a ser efectuada pelo alçado poente, como “já acontecia no anterior teatro Dona Amélia”, revela Paulo Ramos. Esta opção é justificada com a existência de “mais espaço”, que torna o local “mais confortável” e que vai permitir que “os espectáculos transpareçam para fora”, com a criação de um arranjo exterior e um espelho de água que permite “acontecer pequenos happenings”.

O novo projecto vai permitir ao Luísa Todi ganhar “novas valências”, como a ópera, congressos, café-concerto ou exposições. Para isso, foi aumentado o palco, “fundamental para que a sala possa estar inserida numa rede de divulgação de espectáculos”, e criada uma sala polivalente sobre a caixa de palco, com “vista panorâmica, mas que também pode ser obscurecida”. Além disso, vai ser criado um playground, onde os espectadores podem deixar as crianças. Com estas mudanças, Maria das Dores Meira, presidente da câmara de Setúbal, acredita que o fórum pode vir ser “a melhor sala de espectáculos do país”.

Paulo Ramos acrescenta ainda a criação de “novas acessibilidades para pessoas de mobilidade condicionada, da eliminação da separação entre o balcão e a plateia e a modernização do equipamento cénico”. Além disso, revela que vai ser “conservado o tecto, a linguagem de horizontalidade e as letras identificativas” do fórum. Quanto ao revestimento, apesar de ser substituído devido às condições acústicas e térmicas, vai ser “mantida a palete de cores existentes”. Com todas estas mudanças, a lotação do fórum Luísa Todi vai ser reduzida, passando para 635 espectadores.

Quanto aos problemas que levaram ao atraso nas obras, Pedro Ribeiro, engenheiro da a2p, empresa responsável pela estrutura do novo projecto, revela que alguns eram “expectáveis, mas não tantos”. Em relação às questões sísmicas, o engenheiro explica que o fórum Luísa Todi foi “uma das primeiras utilizações integrais em betão armado” e, como tal, “a disposição das armaduras não tinha capacidade de deformação durante um sismo”. Assim, foi necessário “o reforço pontual de uma área de intervenção brutal”, que exigiu um “esforço e um custo muito grande”.

Pedro Ribeiro revela ainda que os relatórios mostravam que a água estava um metro abaixo do solo, quando na realidade está a 40 centímetros, algo que era imprevisto porque “a cave não mostrava sinais” de humidade. Esta água, “com uma produtividade imensa”, levantou “problemas complexos à impermeabilização e de como confinar a água”. No entanto, o engenheiro recusa falar em “derrapagens”, o que considera uma “discussão falseada”, uma vez que estes eram “problemas que existiriam sempre e tinham de ser resolvidos, mais tarde ou mais cedo”.

Por sua vez, a arquitecta Ana Monteiro da Costa realça a complexidade do processo de arquitectura, considerando “estranho” que este seja, “por vezes, esquecido”. Quanto a uma possível data para a conclusão dos trabalhos de requalificação do fórum Luísa Todi, Pedro Ribeiro garante que a resposta tem de ser dada pela fiscalização e pelo empreiteiro da obra.

Pedro Soares – 15-07-2009 12:17

~ por Rogério Silveira em Quarta-feira 15 Julho, 2009.

Uma resposta to “Novo fórum Luísa Todi?”

  1. É uma bela sala, espero que esteja recuperada o quanto antes, pois o charlot está a piorar.

    É grandiosa, foi lá que vi o belo Imitation of Life, há uns 2 anos. è sempre bom haver um espaço para o circuito mais alternativo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: